Búsqueda en los contenidos de la web

Búsqueda avanzada

Zona Privada
Acceso al área privada de la web

ONG CESAL
Llámanos!900 242 902

clesp_modal_seguir

Mi compra

carro vacío

Agricultores de Capezulo realizam primeira Assembleia Geral em Matutuíne

AGRICULTORES DE CAPEZULO REALIZAM PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL EM MATUTUÍNE

No decorrer do projecto, os agricultores de Capezulo aperceberam-se do trabalho que a CESAL tem feito nos campos dos produtores, ao nível do distrito de Matutuíne. Neste contexto, em 2019 o grupo resolveu inscrever-se e fazer parte da União das Associações Agrárias de Matutuíne (UAAMAT), de modo a obter experiência e conhecimentos de como trabalhar em associativismo.

O grupo estava desactivado, há mais de 10 anos, mas sob a assessoria da CESAL, recentemente realizaram a primeira Assembleia Geral para a eleição dos Órgãos Sociais como forma de criar uma associação de agricultores denominada Associação Capezulo.

Neste momento, 43 agricultores dos quais  (2 homens, e 41 Mulheres) da associação de Capezulo trabalham numa área de 1.5 hectares, num campo demonstrativo, implementando técnicas de produção ambientalmente sustentáveis que são transmitidas pela CESAL, onde produzem hortícolas, nomeadamente: couve, alface, cenoura, beterraba, cebola, tomate, pepino, milho e repolho entre outros produtos importantes para a dieta alimentar.

A CESAL tem vindo a apoiar a Associação Capezulo em várias vertentes desde a produção, aquisição de insumos, instalação de poços para irrigação e assistência técnica, actividades estas que cativam os camponeses para um maior envolvimento nos trabalhos. Os beneficiários do projecto mostram-se satisfeitos com as técnicas aprendidas e fazem as réplicas nos seus campos individuais.

A CESAL promove a prática de sistemas agroflorestais nos campos, um método desconhecido pela comunidade que acreditava que quem plantasse árvores na machamba perderia a vida após aquelas darem frutos. No entanto, com a sensibilização feita pela CESAL, os produtores têm vindo a alterar a sua percepção e hoje plantam árvores para proteger os campos dos impactos das mudanças climáticas e para melhorar a qualidade da alimentação, pois as frutas são uma importante fonte de vitaminas.